Projeto: Chutando o Desperdício e fazendo um Gol de Compromisso. 2

4ª Ação: CEI & FAMÍLIA: RAP Falta de Consciência. (Profª Clara R. Portela, 2º Período “A”)

Conversamos a respeito do nosso teatro:  Chutando o desperdício e fazendo um gol de compromisso”  que iremos apresentar no Teatro Juarez Machado. Ao questionar as crianças como iriamos desenvolver o nosso teatro, a  Hellen  argumentou que deveríamos escrever uma musica assim como as músicas que ouvimos e assistimos nos vídeos sobre meio ambiente e a nossa  paródia do  Rio Itaum, “O Trenzinho do Rio Itaum”, no qual brincamos e aprendemos de uma forma lúdica os cuidados e respeito que devemos ter com nossos rios, todos gostaram da ideia, escolhemos alguns CDs de diversos ritmos  e vídeos para ouvirmos e assistirmos. Na escolha dos ritmos, assistimos, ouvimos e cantamos algumas musicas como:  “ÁGUA”  “Turminha do Tio Marcelo”

  • Um Mundo Melhor – Cristina Mel 

E o nosso profº de  música  Osmari, tocou diversos instrumentos. Também  ouvimos CDs de diversos  ritmos musicais como rock, sertanejo, Rap, clássica, popular etc…

Foram momentos significativos para as crianças estarem em contato com diversos instrumentos, elas estavam felizes por conhecerem os ritmos e optaram pelo som do RAP,  e  algumas frases surgiram :
  • Leandro - Não tem água porque a torneira ficou aberta, água vazou.
  • Gabriel - Respeitar o meio ambiente, cuidar da água.
  • Isabeli -  Devemos salvar o planeta. 
  • Maria Eduarda Rocha -  Quando escovar tem que deixar a torneira fechada.  
A partir das frases das  crianças   começamos a dar vida ao nosso RAP, foram várias versões até chegarmos na letra do nosso “RAP”. As crianças sentiram-se realizadas por fazerem parte desta construção e a professora também, pois percebi que as crianças estão captando o mais importante que é a consciência ecológica, o cuidado e o respeito com o nosso Planeta Terra.
Focamos no Objetivo  da conscientização das nossas crianças e da  população a respeito dos cuidados que devemos ter com a  água. A música  vai  fazer parte do nosso teatro. Iniciamos com a leitura da letra e depois cantamos ao ritmo do RAP, estamos buscando parcerias para dar harmonia e ritmo a ela. A letra ficou assim:
 RAP: Falta de Consciência. (Clara R. Portela, 2º Período “A”) 
E agora não tem água
Porque você não cuidou
Pela torneira ela  vazou
Sem este bem precioso você ficou… 2X
 O CEI BEIJA FLOR Se ligou 2X
Que você  não pode desperdiçar
Pois este bem precioso
 vai nos faltar. 2X
 Vamos dar um chute no desperdício…
GOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL Ôôôô ôôôô ôôôô
E marcar um GOL de compromisso
GOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL Ôôôô ôôôô ôôôô  3X 
Vamos parar com isso sô, sô.
Porque  as próximas gerações
 Vão sofrer as conseqüências
Da sua falta de consciência.
 O CEI BEIJA FLOR ta aqui 2X
 Para ensinar a respeitar o meio ambiente
Que é o bem mais precioso
 Da nossa gente…
Vamos preservar para o planeta respirar.
E a água no país da copa não faltar…
 Vamos dar um chute no desperdício…
GOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL Ôôôô ôôôô ôôôô
E marcar um GOL de compromisso
GOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL Ôôôô ôôôô ôôôô  3X
 O CEI BEIJA FLOR ta aqui 2X
 Estamos em experiência buscando a  melodia do nosso rap, temos parceria com um pai da rede que é cantor de Rap, que se propôs a nos auxiliar neste projeto musical, e a  professora Eliane do 1º Período que também está nos auxiliando no ritmo, canto e violão , e também a Profª de violão Patricia que cantou o nosso RAP mesmo sem os instrumentos, somos agradecidos a estas pessoas que estão nos auxiliando.
  • ♩♫♭♪ Momentos do ensaio cantando o nosso RAP. ♩♫♭♪


.
 
  • Infelizmente não conseguimos musicalizar o nosso RAP, e inciamos a busca por uma musicalização da letra  e conseguimos uma parceria com o JMC Home Studio do Marcos  Adriano  pai de aluno da rede Municipal,  que nos recebeu com muita boa vontade e nos orientou a transformarmos em um Sertanejo Universitário. Tivemos que fazer algumas mudanças na letra para adaptá-la ao novo ritmo, mas valeu a pena, as crianças gostaram da nova versão e passamos a ensaiar nesse novo ritmo.


  • ♩♫♭♪ Alegria e descontração momentos de cantar a nossa música. ♩♫♭♪

  •  ♩♫♭♪    MOMENTOS MÁGICOS NAS GRAVAÇÕES DA MÚSICA NO JMC HOME STUDIO. ♩♫♭♪ 
Convidamos alguns pais para participarem juntamente com as crianças nesta nova etapa. Eles aceitaram com alegria e muito entusiasmo por estarem participando com os seus filhos. Foi um momento mágico, pois os pais estão envolvidos no nosso projeto desde o inicio. Esse envolvimento dos pais demonstra que nossos objetivos de sensibilizar os adultos para despertar a paixão pela consciência, pelo cuidado e pela economia da água por meio das atividades com as crianças tem dado resultados. 
Letra da nossa música ficou assim: Falta de Consciência. (2º Período, Profª Clara.)
E agora não tem água
Porque você não cuidou
Então o que fazer
Pela torneira ela  vazou

O CEI BEIJA FLOR já se ligou
Que  você não pode mais desperdiçar
Pois este bem precioso
Um dia vai nos faltar.

Vamos  chutar o desperdício é gol, é gol, é gol.
Marcar um gol de compromisso é gol, é gol, é gol.

Vamos ter mais consciência
Evitar a consequência
O planeta é nossa terra
Temos que dele cuidar

O CEI BEIJA FLOR  quer te ensinar
Respeitar  meio ambiente e dele cuidar
É nosso bem  precioso vamos ele cuidar
Água no pais da copa com cuidado não faltar.

Vamos  chutar o desperdício é gol, é gol, é gol.
Marcar um gol de compromisso é gol, é gol, é gol.

Vamos ter mais consciência
Evitar a consequência
O planeta é nossa terra
Temos que dele cuidar.

A gravação ocorreu no JMC HOME STUDIO. Responsável: Marcos Adriano.(studiojmc@hotmail.com).

A importância da parceria família & escola.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.  Elen Campos Caiado
Primeiramente assistimos ao vídeo do processo de purificação da água através dos raios solares e como no dia da nossa gincana será consumida muita água nós fizemos este processo com as crianças, elas trouxeram garrafas pet de casa, enchemos com água da torneira e colocamos no sol para purificar. Assistimos ao vídeo que explicou que pesquisadores de outros países descobriram um método barato e acessível de purificar água. Seguimos o passo a passo através das explicações deste vídeo como acontece este processo, pois tem muitos países que não tem um processo de tratamento de água por uma empresa especializada como Águas de Joinville. Este processo pode salvar muitas vidas nestes países sub desenvolvidos, nós temos a obrigação de divulgar e salvar vidas.
2º Período fazendo a experiência da purificação da água.
Realizamos a nossa gincana e piquenique com as nossas famílias na quadra da Escola Gertrudes Benta Costa do Bairro Petrópolis.
Melhor Ensinamento é o Exemplo:
“A melhor lição é a ação sem nunca deixar de lado o diálogo”.
Iniciamos a nossa manhã com um alongamento:
Montamos os times dos pais, mães e professores, iniciamos a nossa gincana esportiva:
É a vez das crianças  mostrarem todo o aprendizado das regras do futebol, brincando e sendo feliz…
A Premiação aos vencedores com o troféu “GOTA DE VIDA”. E apresentação das crianças com a música “Tempo de Ser Feliz” (Cristina Mel)
Após o torneio os participantes receberam o troféu “Gota de Vida”. E terminamos o nosso evento com um delicioso piquenique  integrando CEI & Família.
Família e escola formam uma equipe.  É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir, propiciando as crianças uma segurança na aprendizagem de forma que venham a desenvolver atitudes críticas e conscientes para enfrentarem as  situações que surgem na sociedade.
A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. E, se a escola promover ações de conscientização junto a essas famílias para que fique clara a importância do dever de cada um no desenvolvimento do aluno/filho, e que, embora essa parceria escola e família seja essencial, cada um desses setores deve conservar suas particularidades. (DI SANTO, 2007).


Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto
fere a terra – fere os filhos da terra. [...]. O homem não tece a teia da vida. Ele é um de
seus fios. O que ele faz para a teia faz para si próprio.
Chief Seattle
Novamente convidamos os pais para participarem conosco de uma manhã pedagógica junto com seus filhos. Recepcionamos os pais com a  paródia “O Trenzinho do Rio Itaum”. O 2º Período junto com a professora Eliane no violão, cantamos  alegremente e contagiamos os pais que se envolveram nesta brincadeira musical, de uma forma lúdica passamos o recado de preservação dos nossos rios e   despertamos a criança que há em cada adulto… 
musica
Após a recepção e brincadeiras com as crianças, assistimos a um documentário produzido pelo 2º Período com o auxilio da acadêmica de Biologia Naathacha Kisky Kueln que nos deu dicas de preservação, cuidados e consumo consciente da água, do óleo e de materiais alternativos, ela nos  orientou na escolha dos materiais para construirmos  a maquete sustentável representando o rio limpo e o rio sujo.


Utilizamos materiais que os pais trouxeram de casa e alguns materiais alternativos que tínhamos   no deposito, seguimos as orientações da nossa acadêmica de biologia  Naathacha. Nossa manhã foi muito gostosa, desenvolvemos  ações sustentáveis na conscientização e  criação das nossas maquetes do rio limpo e do rio sujo.

 ”As crianças são grandes formadoras de opinião e têm colaborado fortemente para despertar a consciência ecológica nos pais e outros adultos que as cercam.  Afinal, elas enfrentarão os desafios do futuro.”

Registramos  estes momentos educativo muito especiais onde despertamos nas crianças e adultos aprendizados significativos entre comunidade & CEI, que iremos por em prática no nosso dia-a-dia.
RIO LIMPO
Objetivos destas ações estão  continuamente presentes no Mão na Massa,  que contribui para a  construção coletiva do conhecimento, e para o desenvolvimento do respeito e para a  formação do cidadão crítico. Família & Escola num só proposito Preservação ambiental.

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999
Produção de sabão com óleo de cozinha.
Após as orientações da nossa acadêmica de Biologia Naathacha Kisky Kueln  a respeito do Óleo de cozinha, e a  Companhia Água de Joinville com  o teatro: Óleo e Água não se misturam, o 2º Período explorou a receita do sabão caseiro que é feito com óleo, os pais colaboraram com a coleta do óleo e trouxeram pro CEI em garrafas pet.  Pedimos ajuda as outras turmas do CEI e tivemos ajuda das professoras Nádia do Maternal, Eliane do 1º Período para produzirmos o sabão, elas nos mostraram  e  manusearam os ingredientes, pois os produtos só podem ser manuseados por adultos e com equipamentos adequados. O resultado foi sensacional, doamos aos nossos pais para incentivá-los a estarem se comprometendo com a coleta e produção do mesmo, enviamos junto com o sabão  a receita.

“A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio e autoconhecimento, além de um poderoso meio de integração social” . (RCNE)
As crianças gostam muito de brincar de karaokê criamos uma paródia para  a música: Piui Piui Piui (Eliana), que além de brincarmos, foi um excelente meio facilitador das reflexões sobre as questões dos problemas  ambientais, que  estamos conhecendo através do nosso projeto.  Eles logo aprenderam a letra  da música com muita facilidade,   brincamos, dançamos e nos divertimos com a musica:  O Trenzinho do Rio Itaum.
Piui Piui Piui este é o Rio que nos temos.
Piui Piui Piui qual é o Rio que queremos.                              
A natureza é a máquina E nós somos os vagões E nossas rios São  nossas preocupações
Piuí Piuí Piuí Coloca as mãos no meu ombro
Piui Piui Piui
Vem nos ajudar Piuí Piuí Piuí
Não deixa o rio se esgotar.
A natureza é a máquina
E nós somos os vagões E os rios São as nossas preocupações
Piui Piui Piui este é o rio que queremos.
Piui Piui Piui Piuí  Um Rio Sem poluição.
Piui Piui Piui Piuí pras futuras gerações.
Piuí Piuí Piuí Piuí
Piuí Piuí Piuí Piuí
Cantamos e nos divertimos ao som do violão da profª Eliane.
Nos divertimos com as brincadeiras de karaokê e do trezinho da alegria, as crianças de forma lúdica desenvolvem a linguagem musical e a  expressão corporal”. 
Momentos de aquecimento na estação do “CEI BEIJA FLOR” ,
Tchu – tchu – tchu – tchu   Tchu – tchu- tchu…
O trenzinho musical do 2º período em uma viagem animada …
Vamos lá pessoal… tchu – tchu – tchu…
O  trem passeia pela sala…
Tchu – tchu – tchu – tchu   Tchu – tchu- tchu…
Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. 
O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Quanto foi importante para o grupo estas atividades em que elas puderam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do seu próprio corpo. 

Qual é o rio que queremos? Assistimos ao vídeo “Esse Rio não tem Peixe” COCORICÓ.

Discutimos as  diferenças e semelhanças entre os rios limpos e os rios sujos. Questionei se este é o rio do Cocoricó é o rio que queremos? As crianças responderam que não.
  • - Hellen não professora queremos um rio cheio de peixe pra pescar e comer.
  • - Leandro um rio limpo pros nossos filhos e os teus netos professora.
  • - Professora sim Leandro queremos um rio sem poluição pras futuras gerações.
  • - Maria Eduarda Rocha um rio sem lixo com água limpa pra águas de Joinville trata ela vem pelo cano pra gente tomar né professora.
  • - Gustavo Alexandre um rio limpo tem peixe, um rio sujo a água é marrom não tem peixe.
  • - Gabriel o rio do desenho só tinha lixo dentro eles não pescaram nenhum peixe, e se nós não cuidarmos também não vamos mais ter peixes nos nossos rios.
  • -  Ana Caroline não queremos um rio poluído e sem peixe.

Diante das argumentações das crianças ouvimos a História: “O MUNDINHO”.  Ingrid Biesemeyer B.


O mundinho, com suas plantas, animais e rios. Um dia, os homenzinhos vieram nele viver.  Mas se esqueceram de uma coisa, de preservar o espaço onde viviam. E os problemas ambientais foram inevitáveis e começamos a sofrer as consequências dos nossos atos com a falta de água, ar e rios poluídos. E agora o que podemos fazer para ajudar a recuperar o nosso mundinho?   Hora de colocarmos em prática o que  discutimos nas rodas de conversações, sobre a história: “O MUNDINHO” o que cantamos na nossa paródia do “O Trenzinho do Rio Itaum”,  e o que  observamos no vídeo do Cocoricó. As crianças decidiram representar através de um desenho seus aprendizados sobre o rio que queremos:
– Um  rio  limpo e saudável.
– Ou um rio   poluído e sem vida?  A resposta foi unanime um rio limpo e sem poluição pra nós, pros nossos filhos e pras futuras gerações.

Um por todos E Todos Por Um Mundo Mais Equilibrado!

server-quimica-lamina-agenda_resized
No mundo atual,  precisamos adequar a produção e o consumo a padrões que garantam a nós e as futuras gerações recursos naturais, essenciais à sobrevivência do seres vivos do nosso planeta.
Sendo assim estaremos convidando os pais para uma nova ação pedagógica CEI & FAMÍLIA, num mesmo bem comum a responsabilidade  social com o meio ambiente, somente quando despertamos o comprometimento   da sociedade estaremos  desenvolvendo  a  preservação do meio ambiente.


 ”A brincadeira também produz conhecimento, é onde a criança aprende com prazer sem saber que está aprendendo”.  Cynthia Tibeau.
Tanto no futebol quanto na vida é preciso aprender a dividir as tarefas e as responsabilidades. Quanto maior a comunicação do grupo, melhor o resultado. É preciso aprender a dividir as emoções e alegrias, trabalhar as nossas frustrações, pois nem sempre ganhamos, mas o mais importante é  participar, estar envolvido com os amigos nos jogos e brincadeiras divertidas.
“Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. “Uma boa Educação deve ensinar o aluno a aprender, a agir e a se relacionar”.   4 pilares da UNESCO.
SAM_2043Questionei Quantos jogadores tem um time de futebol?
- Gustavo Alexandre: 11 professora.
- Vitória tem o goleiro.
- Gabriel e o atacante.
- Leandro mas também tem o juiz pra apitar o jogo.
Diante das argumentações das crianças  pesquisamos  quantos jogadores e os papéis que cada um desenpenha numa partida de futebol, e também as  regras dos jogos, após também  pesquisamos as regras dos jogos de botão.
IMG_7212
Montamos 4  times de escolha das crianças que foram:  Brasil, Argentina, França,  Itália. Disputamos o campeonato de botão do 2º Período,  as crianças se divertiram muito, teve momentos de alegrias outros de tristezas, pois  uns ganhão outros perdem, mas o importante é participar com alegria. O grupo da Itália foi o vencedor. Mas todos foram premiados com um delicioso pirulito, pois o que importa é brincar, jogar, “DIVERTIR-SE  E SER FELIZ”.
Tabela Campeonato do 2º Período:
SAM_BLO
É através dos jogos de regras que  as crianças aprendem a respeitar as  regras, limites, esperar a vez e aceitar resultados.  ”As meninas participaram com interesse, a competição despertou nelas o interesse pelos jogos  e pelo  futebol. O resultado foi muito bom, e como é importante  as crianças entenderem a importância do trabalho coletivo”.

Após conhecermos um pouco sobre a importância do trabalho do Companhia Águas de Joinville, que devemos cuidar do nosso meio ambiente, não jogando lixo no chão, cuidando dos nossos rios para que não falte água, proporcionei uma atividade com o Globo Terrestre para que as crianças compreendessem que apesar da grande quantidade que temos de água apenas uma pequena parte dessa água serve como fonte de vida. Assim apresentei a turma o Globo Terrestre para  que elas pudessem visualizar essas informações.
 Questionei se elas sabiam o que representa a cor azul no Globo, e as outras partes em verde e outras cores? Onde o Brasil está localizado e os continentes?
As crianças não sabiam que a cor azul  representava a quantidade  de água que tem no nosso planeta, então fomos pontuando que de toda esta água apenas uma quantidade pequena  que pode ser consumida pelos seres vivos do planeta.
Com mais esta atividade percebemos a importância de preservarmos o nosso bem mais precioso que é a nossa  Água fonte de Vida!
Assim assistimos a este vídeo de Dicas Legais – Como Economizar Água? Conhecemos a quantidade de água existente no  nosso Planeta Terra e quanto desta água é potável? E os cuidados que devemos ter ao usarmos este bem precioso da humanidade.
Após assistirmos ao vídeo, ouvirmos a história “O Mundinho Azul” Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. As crianças tiveram o desafio de representar através de um desenho como elas poderiam contribuir para construir este mundo.
O relato das crianças:
Vitória – Devemos cuidar do nosso Planeta, não pode cortar as árvores temos que  cuidar dos bichinhos e da água, dos peixes, dos rios.
Emmer – Cuidar da água, peixes, não jogar pneus no rio pros peixinhos não morrer.
Isabelli – Não pode poluir,  temos que cuidar das árvores e não jogar lixo nos rios.
Luana – Não pode deixar a torneira aberta quando escovar os dentes e quando lavar o carro.
Hellen- Cuidar da água na hora de escovar os dentes e não jogar lixo no mar.
Patrick – Não sujar o nosso Planeta.
Leandro – Cuidar do mar.
Gustavo Gabriel – tomar banho em 5 minutos.
Heloiza – Economizar água.
Maria Eduarda Rocha – Cuidar dos animais, da água e dos peixes.
Ana Caroline – Cuidar dos peixes.
Raquelly – Cuidar dos rios e não jogar lixo nas ruas.
Gabriel – Reciclar o lixo.
Gustavo Alexandre – Cuidar do mar e não jogar lixo nele.
Kauê – Lixo no lixo, dai ele não vai pros rios e vamos  cuidar  do nosso Planeta…
Professora –  Com estas atitudes estaremos sendo responsáveis  pela preservação dos nossos Rios, Mares e do nosso  planeta…
Após fizemos uma pesquisa na internet dos países participantes da   COPA DO MUNDO 2014  no Brasil.
Pesquisamos para Conhecermos as  Cidades sede da copa do mundo de 2014 no Brasil.


Os jogos começarão no dia 12 de junho de 2014 e será numa quinta feira, e o primeiro jogo será realizado em São Paulo no Estádio do Corinthians. 
As crianças conheceram algumas da tabelas que serão utilizadas na copa do mundo para acompanhar o desenvolvimento de cada time. Elas puderam aprender um pouco como acontece este evento e como ele é desenvolvido pra que tenha  organização, e os participantes e cidadãos possam acompanhar  e estar a par de tudo.   Tabelas dos Jogos da Copa do Mundo 2014
blog tabelas

Mediante essas informações fiz os seguintes questionamentos:
Vocês acham que aqui no Brasil tem muita gente? As crianças responderam que sim.
Com a realização da copa do mundo vocês acham vai ter mais gente?
As crianças falaram que no Brasil tem muita gente, e com a copa vai aumentar o número de pessoas porque vai vir os jogadores. Nesse momento expliquei as crianças que além dos jogadores virão para a copa a comissão técnica, repórteres, torcedores de cada país participante. As crianças perceberam que neste período o consumo de água vai aumentar consideravelmente e por isso a urgência de nós economizarmos água.
Como poderemos contribuir para que a população e os visitantes neste período preservem a nossa água?
Algumas sugestões:
Escrever uma carta a CBF.
Criar slogans de conscientização para distribuir em locais públicos.
Gincana Copa das Turmas do “CEI Beija Flor”.
Compor uma música envolvendo o futebol e a água.

Partindo da realidade da nossa comunidade e sabendo  que a mesma vem sofrendo  no decorrer dos anos provenientes dos alagamentos do Rio Itaum que corta o bairro Petrópolis, conforme os  relatos anteriores das crianças sobre o que vem  acontecendo com o rio e as ruas do bairro, questionei o que poderíamos fazer para melhorar  o rio, e os bueiros pra que não ocorressem mais os contantes alagamentos do bairro.
As crianças responderam que se o homem contaminou o homem deve limpar, com a colaboração das crianças e dos adultos.
Então perguntei as crianças quem mais poderia nos ajudar?
  • Isabeli respondeu  ”nossos pais”!
 Criamos o slogan:  Vamos  PRESERVAR E CUIDAR dos nossos rios, para não alagar e a água não faltar. 
Este foi o nosso grito de socorro para o rio Itaum.  

Assim surgiu entre professora e crianças uma ação de limpeza das margens do RIO e das ruas ao entorno  do CEI. Convidamos os pais para participarem conosco desta ação de limpeza do nosso bairro, eles atenderam prontamente nosso chamado.
Recepcionamos os pais com a Poesia: PATRULHA ECOLÓGICA ( Maria Dinorah). 
Professora recitou a Poesia:  

Patrulha Ecológica

Ei, Coronel, Cabeça de papel! Deixa de moleza E cuida da natureza! Quem derrubou a mata? Quem os peixes mata? Quem polui o mar? E envenena o ar? Um, dois, três, quatro! Salva peixe, salva bicho, Salva gente, Salva mato! Cinco, seis, sete e oito! Depois da vigília Café com biscoito.
Maria Dinorah.
Após a leitura fizemos alguns questionamentos  conforme a poesia nos relata sobre descaso ao meio ambiente:
“Quem está destruindo o meio ambiente”?
 ” O que podemos fazer pra reverter esta situação”?
  • - A criança Gabriel - prontamente nos respondeu “O homem”!
  • Professora - “Temos que fazer a nossa parte, não podemos cruzar os braços e ficar esperando somente que os órgãos públicos façam a limpeza, temos que nos conscientizar  que  lixo no chão é degradação e temos obrigação de manter as nossas ruas limpas juntando e jogando o lixo no lixo”.
 Após esta conscientização, convidamos os pais e avós para sairmos  e iniciarmos nosso passeio estudo  pelas margens do rio, e  nas ruas  ao entorno do CEI.
Pais, crianças e  professoras estávamos indignados e  triste com a quantidade de lixo que as pessoas jogam nas ruas.
As crianças também observaram que não foi encontrada nenhuma lixeira disponível pra comunidade depositar o lixo, claro que não é motivo, pois eles mesmo deram a solução de colocar o lixo no bolso ou na bolsa das mães até chegarem em casa e colocarem na lixeira.
SAM_0883
 Este foi todo o lixo que recolhemos na coleta com a participação dos pais na limpeza das ruas no  entorno do  CEI. Foi muito lixo para um pequeno trecho. Ao voltarmos para o CEI convidamos todas as turmas para observarem a quantidade de lixo que o 2º Período recolheu. Questionei as crianças se é correto jogar lixo no chão? Qual o lugar que devemos depositar o lixo? Que todo este lixo jogado nas ruas vai para os rios e bueiros do nosso bairro, e assim entope e provoca os alagamentos, prejudicando a qualidade da água. Com esta ação despertamos no grande grupo o respeito e a conscientização dos cuidados que devemos ter com o nosso meio ambiente e os convidamos para representar através de um desenho coletivo as ações de cuidados que devemos ter com o meio ambiente.
Responsabilidade através das vivências no desenvolvimento do nosso projeto o 2º período vem  desenvolvendo a  consciência ecológica de forma lúdica e prazerosa  realizando diversas ações  pedagógicas, essas vivências esta despertando nelas  um comprometimento de cuidados e preservação da água, ao utiliza-la  para molhar as sementes do alpiste, e as mudas de flores e couve manteiga que a turma plantou, eles tiveram consciência de utilizar copos descartáveis que já haviam sido usados pelo grande grupo do CEI  para beber água e também regadores.
alpiste florespla
O 2º período Recebeu a visita do coelho do Gustavo Gabriel, tínhamos também as lagartas que estavam nas folhas da  couve, a turma cuidou da  alimentação do coelho e das lagartas  e fizemos o acompanhamento do processo de  metamorfose  desde o casulo até virar borboleta, e assim desenvolveu a responsabilidade do cuidar e preservar o nosso bem mais precioso nossa água, cuidados com os animais e plantas, desenvolvendo assim a observação, cuidados, responsabilidade  e preservação do meio  em que elas estão inseridas. 
bor2bor
Exploramos a obra de arte do Romero Brito e criamos uma obra de arte com material alternativo para representar esse processo da borboleta.
 Butterflyborbo rolo
Estaremos dando continuidade a mais atividades envolvendo CEI & PAIS em ações no desenvolvimento referentes ao nosso projeto, proporcionando experiências significativas que contribuam para a conscientização e preservação ambiental do nosso Planeta Terra. 


O CEI recebeu a equipe de teatro da Cia Águas de Joinville onde apresentaram para as crianças a história ” Vicentino no Mundo das Águas”.
Quando elas iniciaram  a história de um peixinho verde que não quer viver na água suja, ele  começa a cantar uma paródia de Michel Teló:  “Nossa, nossa, assim você me mata”.
Após o teatro  as profissionais da Companhia nos ensinaram uma musica:
Como pode um peixe vivo
Viver dentro da água suja
Como poderá viver
Sem a tua, sem a tua,
sem a tua ajudinha!
As crianças  se descontraíram, participaram cantando entusiasmadas, após fizeram diversos questionamentos sobre a história do Vicentino:

  • Gustavo “Eu conheço essa musica do peixinho”.
  • Gabriel :”Um rio tava limpo e o outro sujo, e no rio sujo os peixes estavam mortos”.
  • Anna: “Profe Os peixes  morrem no rio  sujo”.
  • Leandro: “Não pode jogar lixo no rio né profe”.
  • Patrick :” não pode jogar lixo no rio, porque senão quando chover vai ficar tudo cheio de água nas  ruas, porque entope tudo e a gente vai ficar sem água, só vai ter a água marrom do rio né profe, mas não pode beber porque tá suja”.
  • Maria Eduarda Saidel “Eu vejo a minha mãe lavando louça com a torneira aberta”.
  • Patrick ”Meu pai lava o carro com a mangueira professora, falei pra ele fechar, igual quando escova os dentes”.
  • Hellen:” Não pode gastar água da torneira, tem que escovar os dentes com ela fechada, só abrir pra lavar a boca e a escova”.
  • Maria Eduarda Rocha ” Sabe professora o rio ta bem sujo e quando chove enche tudo a minha rua, deve ser por causa do  lixo, e galhos de arvores que estão la no rio”.
  • Kauê ” Na minha casa não encheu, só na rua”.
  • Vitória “A rua do CEI tem um monte de lixo no chão”.
Observei que  através dos questionamentos, as crianças estão se conscientizando  de forma lúdica  sobre a importância da água para nossas vidas. 
O Teatro despertou nas crianças  a compreensão através da experiência que o peixinho viveu com a  degradação do seu habitat  fazendo uma relação entre fantasia e realidade. Brincamos com massinha, e colocamos em prática o que havíamos aprendido com o Teatro do “Vicentino no Mundo das Águas”. 
Esta  conscientização que esta sendo desenvolvida pelos pequenos eles remetem pras suas vivências e de  seus familiares, cobrando dos mesmos atitudes de respeito ao meio ambiente…




A partir destes valores estaremos envolvendo  CEI & FAMÍLIA em uma ação PEDAGÓGICA.



Começamos numa roda de conversa pra sondar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema do Projeto  Águas de Joinville  “Água no País da Copa”.
Ao explicar que a companhia Águas de Joinville promove esse concurso para que cada vez mais pessoas se sensibilizem para cuidar da água, percebi que as crianças não sabiam o  que a companhia Águas de Joinville fazia, de que forma a água chegava até as nossas casas e como ela saia das torneiras, chuveiros etc…  Assim fomos fazer uma pesquisa na Internet sobre a Empresa, e conhecer um pouco sobre o trabalho que a empresa desenvolve.
Após os questionamentos do  Gabriel  - Porque que tem que por tanto produto na água para ela ficar limpa se ela vem do rio? Diante dessa duvida fomos fazer um estudo de campo ao Rio Itaum próximo ao CEI para as crianças verificarem como água estava, ao chegarmos no rio surgiram alguns questionamentos feitos pelas crianças:
  • Gabriel  - Nossa professora a água do rio é limpa porque que tem que colocar produtos na água pra nós tomarmos?
  • Leandro - Professora tem um pacote lá na água eu vi, como nós podemos tirar ele de lá?
  • Isabeli – Tem muito lixo e garrafas, sacola, papel   pertinho do rio e tem até dentro da água que triste.
  •   – Olha professora as pessoas jogam o lixo na rua e dentro do rio porque elas não jogam na lixeira? Comentou Hellen.
  • Emmer – Tem lixo perto rio.
  • Vitória – Eu não jogo lixo no rio  porque tem peixinho ele morre.
  • Kauê –  Tem muita sujeira aí que as pessoas jogaram. Vamos juntar os lixos?
  • Gabriel – Podemos tomar água como ela tá aqui professora?
  • Professora – Podemos tomar água como ela está no rio?
  • Gustavo - Não né professora olha tem coco de cachorro, lixo e folha dentro do rio.
Diante destes questionamentos as crianças disseram que não, porque elas observaram que havia lixo, fezes de animais, restos de entulho etc…
Aproveitamos esse momento para retirar alguns lixo do local.
Voltamos para o CEI  e brincamos no escorregador do parque fazendo de conta que o mesmo era as tubulações da Águas de Joinville e as crianças a água, assim elas perceberam como a água chega ao CEI, e também nas  nossas casas.  Elas sentiram a sensação de estar dentro das tubulações, no papel da água.
  • Gabriel falou como desce rápido professora
  •  Leandro é assim que acontece com a água?
Elas perceberam que faziam o caminho muito rápido, assim também acontece com a  água quando vem pelas tubulações e quando nós abrimos a torneira é impossível segurá-la. Através desta brincadeira a turma percebeu  a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia Águas de Joinville e porque é tão importante que nós tenhamos esta consciência de  economizar este bem tão precioso que é fonte de vida para os  seres vivos do nosso Planeta Terra.

  CEI “BEIJA FLOR”
Somos um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville.  Nosso horário de funcionamento é das 7:30 às 11:30 e das 13:30 Às 17:30 de segunda a sexta.
2º Período “A”
                                                     capa
Através da sensibilidade do olhar de uma criança poderemos construir um mundo melhor através da consciência Ecológica.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEIJA-FLOR
Diretora: Sandra Menegaro Engler
Auxiliar de Direção: Simone Carvalho da Silva Colin
Professora Coordenadora do Projeto: Clara Regina Portela.
PROJETO: Chutando o desperdício e fazendo um gol de compromisso
Justificativa:
Após a Companhia Águas de Joinville ter lançado o desafio de elaborarmos um projeto que envolvesse o tema Água no Pais da Copa, começamos a refletir sobre como poderíamos associar os dois temas água e futebol.
Partindo do pressuposto que o futebol é o esporte mais apreciado e conhecido pelos brasileiros, inclusive pelas crianças e que o Brasil apesar de ser o primeiro país em disponibilidade de água doce no mundo vem sofrendo com a poluição e uso inadequado da água e que em 2014 iremos sediar a Copa do mundo onde consequentemente o consumo de água irá aumentar, pensamos em utilizar a paixão pelo futebol como caminho para que as crianças, funcionários e comunidade, possam adquirir e compartilhar conhecimento, vivenciar experiências e acima de tudo promover mudanças de atitudes perante a urgência de cuidarmos da nossa água.
Queremos com esse projeto desmistificar a consciência mágica de que teremos sempre água em abundancia, sensibilizar as pessoas que precisamos urgentemente economizar água colaborando cada um com a sua parte para diminuirmos os níveis assustadores de desperdícios.
Estamos num momento em que os fatos estão invertidos, a civilização sempre dependeu da água, hoje a água está dependendo da nossa civilização, de atitudes simples tomadas no cotidiano para que ela seja usada adequadamente, pensando nas gerações futuras e porque não na realização da Copa do mundo de 2014.
Estaremos propondo por meio de brincadeiras e interações que são os eixos norteadores da aprendizagem da educação infantil, atividades, experiências e ações que envolvam o futebol, sua magia, suas regras, sua torcida, o coletivo, para que todos os envolvidos possam reconhecer a necessidade urgente de racionarmos o uso da água, de cuidarmos do nosso planeta, enfim queremos literalmente chutar o desperdício e fazermos um gol de compromisso, demonstrando paixão como de torcedor nas atitudes perante o consumo e cuidado com a nossa água.
Sabemos que a educação é o caminho para que isso aconteça de fato, por isso queremos fazer a nossa parte.
 Objetivos:
Promover o conhecimento, a sensibilização nas crianças, funcionários, famílias e comunidade sobre a importância e a urgência de cuidarmos da nossa água.
Estimular mudanças de atitudes e formar novos hábitos em relação ao cuidado com o consumo de água e com o meio ambiente.
Possibilitar a aquisição de novos conhecimentos sobre a Copa do Mundo e o futebol.
Explorar o futebol como recurso para envolver a comunidade nas ações de conhecimento sobre o cuidado com a água.
Promover ações de conscientização na comunidade.
Despertar a paixão pela causa da água.
Valorizar as relações de parcerias com a família no desenvolvimento e na construção da aprendizagem da criança.
Possibilitar a criança ser multiplicadora e cobradora dos conhecimentos e atitudes no meio em que está inserida.
 Procedimentos metodológicos:
Este projeto estará pautado em pesquisa, interações, brincadeiras, experiências e no fazer diário. Entre as muitas possibilidades de atividades relacionamos algumas, pois tendo em vista a intenção pedagógica e o grupo de crianças e adultos envolvidos, certamente no decorrer do projeto se criará outras possibilidades de aprendizagens significativas.
Roda de conversas
Sondagem de conhecimentos prévios
Pesquisas na internet e portadores textuais (livros, jornais e revistas) sobre a Copa do Mundo e a água.
Leitura de histórias e textos informativos
Confecção de indumentárias com material alternativo
Observação do entorno do CEI
Assistir vídeos e teatros
Dramatizações
Palestras sobre o tema com os pais
Construções de maquetes e placas de conscientização
Gincanas com a comunidade
Observação ao rio Itaúm
Ouvir e representar músicas sobre o tema
Reutilização de materiais
Criação e apresentação de peça teatral sobre o tema
 Cronograma:
De maio a setembro para o Concurso da Companhia Águas de Joinville, mas continuará no decorrer do todo ao ano devido à relevância do tema.
 Avaliação:
Será feita durante todo o processo, por meio da observação, registros escritos, fotográficos, mas vale ressaltar que a aprendizagem só vai ser válida quando gestos de fechar a torneira ao escovar os dentes, ou não poluir os rios que nos fornecem água façam parte efetivamente no nosso dia a dia.
 REFERÊNCIAS
BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação e Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. V 3. Brasilia, 1998.
JOINVILLE. Secretaria de Educação do Município de Joinville. Proposta Pedagógica para a Educação Infantil. 2003.
Revista Pátio, ano XI Janeiro/Março 2013.
Sites consultados
Google.com.br
Yotube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário