segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CEI & FAMÍLIA: Gincana Esportiva e Piquenique do “CEI BEIJA FLOR”!

A importância da parceria família & escola.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.  Elen Campos Caiado
Primeiramente assistimos ao vídeo do processo de purificação da água através dos raios solares e como no dia da nossa gincana será consumida muita água nós fizemos este processo com as crianças, elas trouxeram garrafas pet de casa, enchemos com água da torneira e colocamos no sol para purificar. Assistimos ao vídeo que explicou que pesquisadores de outros países descobriram um método barato e acessível de purificar água. Seguimos o passo a passo através das explicações deste vídeo como acontece este processo, pois tem muitos países que não tem um processo de tratamento de água por uma empresa especializada como Águas de Joinville. Este processo pode salvar muitas vidas nestes países sub desenvolvidos, nós temos a obrigação de divulgar e salvar vidas.
2º Período fazendo a experiência da purificação da água.




Dia 31/08/2013 fizemos mais uma ação do nosso projeto com os nossos pais. Organizamos uma gincana e um delicioso piquenique de integração CEI & FAMÍLIA. Convidamos os pais de todas as turmas do CEI para uma gincana esportiva e pedimos que cada pai e criança viesse com a camisa do seu time do coração. Primeiro montamos times mistos de pais, mães e professoras, realizamos os jogos, depois foi a vez das dos times das crianças, envolvemos  todas as faixas etária que é de 3 á 6 anos e foi um sucesso eles jogaram brincaram e se divertiram. Mais além da diversão tivemos um momento de sensibilização das famílias  da importância do nosso projeto: “Chutando o Desperdício e Fazendo um Gol de Compromisso”, buscando deles a parceria para que nas suas ações cotidianas possam contribuir para que a água no Pais da Copa seja tratada com toda paixão que o brasileiro nutre pelo futebol. “ENFIM QUE A NOSSA ÁGUA SEJA UMA PAIXÃO NACIONAL”. “QUEM AMA CUIDA”.
Realizamos a nossa gincana e piquenique com as nossas famílias na quadra da Escola Gertrudes Benta Costa do Bairro Petrópolis.
Melhor Ensinamento é o Exemplo:
“A melhor lição é a ação sem nunca deixar de lado o diálogo”.
Iniciamos a nossa manhã com um alongamento:
Montamos os times dos pais, mães e professores, iniciamos a nossa gincana esportiva:
É a vez das crianças  mostrarem todo o aprendizado das regras do futebol, brincando e sendo feliz…
A Premiação aos vencedores com o troféu “GOTA DE VIDA”. E apresentação das crianças com a música “Tempo de Ser Feliz” (Cristina Mel)
Após o torneio os participantes receberam o troféu “Gota de Vida”. E terminamos o nosso evento com um delicioso piquenique  integrando CEI & Família.
Família e escola formam uma equipe.  É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir, propiciando as crianças uma segurança na aprendizagem de forma que venham a desenvolver atitudes críticas e conscientes para enfrentarem as  situações que surgem na sociedade.
A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. E, se a escola promover ações de conscientização junto a essas famílias para que fique clara a importância do dever de cada um no desenvolvimento do aluno/filho, e que, embora essa parceria escola e família seja essencial, cada um desses setores deve conservar suas particularidades. (DI SANTO, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário