quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brincando se Aprende:

"A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio e autoconhecimento, além de um poderoso meio de integração social" . (RCNE)

As crianças gostam muito de brincar de karaokê nós adaptamos a música: Piui Piui Piui (Eliana), que além de brincarmos, foi um excelente meio facilitador da reflexão das questões  sobre os problemas  do meio ambiente que estamos conhecendo através do nosso projeto.  Eles logo aprenderam a letra  da música com muita facilidade,   brincamos, dançamos e nos divertimos com a musica:  O Trenzinho do Rio Itaum.


Piui Piui Piui este é o Rio que nos temos.
Piui Piui Piui qual é o Rio que queremos.                              

A natureza é a máquina
E nós somos os vagões
E nossas rios
São  nossas preocupações

Piuí Piuí Piuí
Coloca as mãos no meu ombro
Piui Piui Piui
Vem nos ajudar
Piuí Piuí Piuí

Não deixa o rio se esgotar.
A natureza é a máquina
E nós somos os vagões
E os rios
São as nossas preocupações

Piui Piui Piui este é o rio que queremos.
Piui Piui Piui Piuí  Um Rio Sem poluição.

Piui Piui Piui Piuí
Piuí Piuí Piuí Piuí
Piuí Piuí Piuí Piuí.



Brincando de karaokê!


Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. 
O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Quanto foi importante para o grupo estas atividades em que elas puderam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do seu próprio corpo. 


Brincadeiras de karaokê e de trezinho da alegria...
Trabalhamos a linguagem musical e expressão corporal. 



As  diferenças e semelhanças entre os Rios: Fizemos novamente outro convite aos nossos pais pra participarem conosco de uma nova ação ação pedagógica, 2º Período junto com alguns pais Visitamos a captação de águas, rio Cachoeira no inicio com águas limpas e a  parte contaminada, registramos  estes momentos educativo muito especial onde despertamos nas crianças e adultos aprendizados significativos entre comunidade & CEI.



Realizamos uma atividade para  representarmos o que havíamos observado nosso passeio estudo o rio limpo e o  rio sujo:




Recebemos os pais pra uma manhã pedagógica junto com seus filhos recepcionamos os pais com a  música "O Trenzinho do Rio Itaum".  2º Período junto com a professora Eliane no violão, contagiaram os pais que se envolveram nas brincadeiras do  trem da alegria do 2º Período & Pais brincando alegremente,  despertando a criança que há em cada adulto...


Após a recepção e brincadeiras com as crianças, assistimos a um documentário produzido pelo 2º Período, com o auxilio da acadêmica de Biologia Naatascha, que nos deu dicas de preservação cuidados e consumo consciente da água e de materiais alternativos, e nos orientou na escolha dos materiais para construirmos  uma maquete sustentável representando o rio limpo e rio sujo, utilizamos materiais que os pais trouxeram de casa e alguns que tínhamos   no deposito, seguimos as orientações da nossa acadêmica de biologia Naatascha.  Nossa manhã foi muito gostosa, tivemos aprendizados significativos que iremos por em prática no nosso dia-a-dia.








































Objetivos destas ações estão  continuamente presentes no Mão na Massa,  que contribui para a  construção coletiva do conhecimento, e para o desenvolvimento do respeito e para a  formação do cidadão crítico. Família & Escola num só proposito Preservação ambiental.
“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999
Produção de sabão com óleo de cozinha.
Após as orientações da nossa acadêmica de Biologia Naathacha Kisky Kueln  a respeito do Óleo de cozinha, e a  Companhia Água de Joinville com  o teatro: Óleo e Água não se misturam, o 2º Período explorou a receita do sabão caseiro que é feito com óleo, os pais colaboraram com a coleta do óleo e trouxeram pro CEI em garrafas pet.  Pedimos ajuda as outras turmas do CEI e tivemos ajuda das professoras Nádia do Maternal, Eliane do 1º Período para produzirmos o sabão, elas nos mostraram  e  manusearam os ingredientes, pois os produtos só podem ser manuseados por adultos e com equipamentos adequados. O resultado foi sensacional, doamos aos nossos pais para incentivá-los a estarem se comprometendo com a coleta e produção do mesmo, enviamos junto com o sabão  a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário