quinta-feira, 4 de julho de 2013

Apresentação do Projeto:

  CEI “BEIJA FLOR”
2º Período “A”                                                   capa
Através da sensibilidade do olhar de uma criança poderemos construir um mundo melhor através da consciência Ecológica.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEIJA-FLOR
Diretora: Sandra Menegaro Engler
Auxiliar de Direção: Simone Carvalho da Silva Colin
Professora Coordenadora do Projeto: Clara Regina Portela.
PROJETO: Chutando o desperdício e fazendo um gol de compromisso
Justificativa:
Após a Companhia Águas de Joinville ter lançado o desafio de elaborarmos um projeto que envolvesse o tema Água no Pais da Copa, começamos a refletir sobre como poderíamos associar os dois temas água e futebol.
Partindo do pressuposto que o futebol é o esporte mais apreciado e conhecido pelos brasileiros, inclusive pelas crianças e que o Brasil apesar de ser o primeiro país em disponibilidade de água doce no mundo vem sofrendo com a poluição e uso inadequado da água e que em 2014 iremos sediar a Copa do mundo onde consequentemente o consumo de água irá aumentar, pensamos em utilizar a paixão pelo futebol como caminho para que as crianças, funcionários e comunidade, possam adquirir e compartilhar conhecimento, vivenciar experiências e acima de tudo promover mudanças de atitudes perante a urgência de cuidarmos da nossa água.
Queremos com esse projeto desmistificar a consciência mágica de que teremos sempre água em abundancia, sensibilizar as pessoas que precisamos urgentemente economizar água colaborando cada um com a sua parte para diminuirmos os níveis assustadores de desperdícios.
Estamos num momento em que os fatos estão invertidos, a civilização sempre dependeu da água, hoje a água está dependendo da nossa civilização, de atitudes simples tomadas no cotidiano para que ela seja usada adequadamente, pensando nas gerações futuras e porque não na realização da Copa do mundo de 2014.
Estaremos propondo por meio de brincadeiras e interações que são os eixos norteadores da aprendizagem da educação infantil, atividades, experiências e ações que envolvam o futebol, sua magia, suas regras, sua torcida, o coletivo, para que todos os envolvidos possam reconhecer a necessidade urgente de racionarmos o uso da água, de cuidarmos do nosso planeta, enfim queremos literalmente chutar o desperdício e fazermos um gol de compromisso, demonstrando paixão como de torcedor nas atitudes perante o consumo e cuidado com a nossa água.
Sabemos que a educação é o caminho para que isso aconteça de fato, por isso queremos fazer a nossa parte.

Objetivos:
Promover o conhecimento, a sensibilização nas crianças, funcionários, famílias e comunidade sobre a importância e a urgência de cuidarmos da nossa água.
Estimular mudanças de atitudes e formar novos hábitos em relação ao cuidado com o consumo de água e com o meio ambiente.
Possibilitar a aquisição de novos conhecimentos sobre a Copa do Mundo e o futebol.
Explorar o futebol como recurso para envolver a comunidade nas ações de conhecimento sobre o cuidado com a água.
Promover ações de conscientização na comunidade.
Despertar a paixão pela causa da água.
Valorizar as relações de parcerias com a família no desenvolvimento e na construção da aprendizagem da criança.
Possibilitar a criança ser multiplicadora e cobradora dos conhecimentos e atitudes no meio em que está inserida.
 Procedimentos metodológicos:
Este projeto estará pautado em pesquisa, interações, brincadeiras, experiências e no fazer diário. Entre as muitas possibilidades de atividades relacionamos algumas, pois tendo em vista a intenção pedagógica e o grupo de crianças e adultos envolvidos, certamente no decorrer do projeto se criará outras possibilidades de aprendizagens significativas.
Roda de conversas
Sondagem de conhecimentos prévios
Pesquisas na internet e portadores textuais (livros, jornais e revistas) sobre a Copa do Mundo e a água.
Leitura de histórias e textos informativos
Confecção de indumentárias com material alternativo
Observação do entorno do CEI
Assistir vídeos e teatros
Dramatizações
Palestras sobre o tema com os pais
Construções de maquetes e placas de conscientização
Gincanas com a comunidade
Observação ao rio Itaúm
Ouvir e representar músicas sobre o tema
Reutilização de materiais
Criação e apresentação de peça teatral sobre o tema
 Cronograma:
De maio a setembro para o Concurso da Companhia Águas de Joinville, mas continuará no decorrer do todo ao ano devido à relevância do tema.
 Avaliação:
Será feita durante todo o processo, por meio da observação, registros escritos, fotográficos, mas vale ressaltar que a aprendizagem só vai ser válida quando gestos de fechar a torneira ao escovar os dentes, ou não poluir os rios que nos fornecem água façam parte efetivamente no nosso dia a dia.
 REFERÊNCIAS
BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação e Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. V 3. Brasilia, 1998.
JOINVILLE. Secretaria de Educação do Município de Joinville. Proposta Pedagógica para a Educação Infantil. 2003.
Revista Pátio, ano XI Janeiro/Março 2013.
Sites consultados
Google.com.br
Yotube.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário